255147828439789

última hora

Semana da Consciência Negra promove cursos de capacitação

21 de novembro de 2018 - 12:02 | por Redação
Semana da Consciência Negra promove cursos de capacitação
Itabirito
0

Caravana da Juventude Negra promoveu cursos entre 13 e 18 de novembro numa carreta estacionada na Praça da Estação

A 30ª Semana da Consciência Negra de Itabirito ganhou um toque especial com a carreta da Caravana da Juventude Negra, que promoveu oficinas de capacitação na Praça da Estação entre os dias 13 e 18 de novembro. Várias atividades foram ofertadas, como informática básica, fotografia digital, produção e edição de vídeo, dentre outras.

Para quem participou dos cursos, a iniciativa ajudou na promoção e na capacitação do cidadão. Ana Luísa Lopes, 19, do bairro Santa Teresa, participou do curso de informática básica. “Nunca fiz nenhum curso de informática e com essa oportunidade ofertada pela carreta pude fazer uma capacitação. Essas iniciativas são muito importantes e beneficiam as pessoas que não têm condições de pagar um curso”.

O Projeto Caravana da Juventude Negra já percorreu alguns estados do Brasil e para atuar em Minas Gerais foi preciso fazer algumas adequações. Com a ideia inicial de atender comunidades quilombolas, a iniciativa ganhou um novo corpo no estado e foi para as praças. Nesta edição, a Caravana percorrerá oito cidades mineiras com o encerramento em Belo Horizonte.

A Caravana se despediu de Itabirito no domingo, 18, com a Mostra Caravana da Juventude, que contou com apresentações artísticas dos alunos participantes e de artistas que gravaram músicas no estúdio da carreta.

Cabelo Afro

No dia 16, o público pôde aprender um pouco mais dos cuidados com os cabelos afro em um workshop, na Praça da Estação. Na atividade, foram ensinadas dicas para quem quer passar pela transição capilar e técnicas para cuidar do cabelo, além de um desfile de penteados. A cabeleireira Gisele Bernardo, 26, do Salão Cantinho da Preta, responsável pela apresentação, vê o evento como uma forma de empoderamento da mulher negra. “Estamos conquistando o nosso espaço na sociedade. Fiquei muito feliz com a oportunidade de mostrar o meu trabalho, que é a valorização do cabelo afro”.

Café Preto

Na manhã de domingo, dia 18, público itabiritense pode tomar um café na Praça da Estação com uma boa prosa sobre o cotidiano e a negritude na cidade. Temas como racismo, empoderamento e a ocupação de negros perante à sociedade foram discutidos nesta roda de conversa. Também foi abordado o negro como influenciador digital na redes sociais, dentre outros temas relacionados à Semana da Consciência Negra.

Outras atividades

A Semana da Consciência Negra de Itabirito vai até o dia 24 de novembro com o Samba Solidário, roda de capoeira e maculelê na Praça da Estação a partir das 16 horas. O público deve levar um quilo de alimento não perecível que será revertido a entidades de Itabirito. Até o dia do encerramento, oficinas de ritmos vão acontecer nas escolas municipais, atividades no Cras Maria Loura e Padre Adelmo, nas unidades básicas de saúde e no IFMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *