última hora

Alemanha critica postura dos EUA com respeito à reunião do G7

10 de junho de 2018 - 16:01 | por Redação
Alemanha critica postura dos EUA com respeito à reunião do G7
Mundo
0

O ministro de Assuntos Exteriores de Alemanha, Heiko Maas, criticou neste domingo (10) o presidente norte-americano, Donald Trump, por retirar seu apoio ao comunicado comum da cúpula do G 7.

‘Muita confiança pode ser destruída com rapidez e é ainda mais importante que Europa se una e represente seus interesses de forma mais agressiva’, publicou Maas em seu tuiter.

Anteriormente o porta-voz do governo germano, Steffen Seibert, assegurava que seu país apoia os 28 pontos da declaração final da  reunião marcada por um clima tenso entre Washington e o resto dos integrantes do grupo (França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Itália e Japão).

Seibert sublinhou que a  Alemanha aposta em modernizar a Organização Mundial do Comércio(OMC), e dar o impulso necessário ao acordo de Paris sobre a mudança climática.

As polêmicas foram antevistas pela chanceler, Angela Merkel,  que na semana passada afirmara que a cúpula do G 7 seriam marcadas por elas.

Merkel sustenta que existe um problema de fundo que envolve diretamente a Estados Unidos quanto aos acordos multilaterais, em particular sobre o comércio internacional, proteção do clima e as políticas de desenvolvimento.

Analistas consideram que reunião, concluída ontem, no Canadá, deve passar a chamar-se como o G6+1.

 

Foto: Jesco Denzel – Divulgada pelo governo alemão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *