255147828439789

última hora

Atividade econômica brasileira cai 0,68% no primeiro trimestre

15 de maio de 2019 - 12:07 | por Redação
Atividade econômica brasileira cai 0,68% no primeiro trimestre
crise econômica
0

A atividade econômica  brasileira caiu 0,68% no primeiro trimestre deste ano, mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira (15). Os dados são dessazonalizados (ajustados para o período).

Em março, na comparação com fevereiro, a atividade recuou  0,28%. Na comparação com o março de 2018, a queda chegou em 2,52%. Em 12 meses terminados em março de 2019, houve expansão de somente 1,05%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e incorpora informações sobre os três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Grupo de petróleo e derivados teve aumento nas exportações neste ano e evitou queda maior no comércio internacional, mas exportação de não commodities recuou mais de 7%.

O índice do Banco Central tenta antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica e vê dados cada vez  piores. Já o Produto Interno Bruto (PIB) é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações estavam previstas na última ata de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), onde o BC adiantou que a economia poderia apresentar recuo no primeiro trimestre. Segundo o documento, o (lento) processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção nos últimos meses.

O Copom havia feito revisões substantivas nas projeções de instituições financeiras para o crescimento do PIB em 2019. “Essas revisões refletem um primeiro trimestre aquém do esperado”.

O mercado financeiro já apontou queda na previsão de crescimento do PIB 11 vezes consecutivas e atualmente prevê  para este ano apenas 1,45%  do PIB, um número trágico para o país.

Da Redação com informações da ABr

Imagens: Abr e Petrobrás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *