última hora

Balé Quebra Nozes: “Um classico natalino para toda família!”

29 de novembro de 2018 - 02:17 | por Sergio Sanches
Balé Quebra Nozes:  “Um classico natalino para toda família!”
Arte
0

Compreendendo que o Brasil ainda busca sua identidade na dança, o Estúdio ID Investiga Dança vem a quase uma década trabalhando com temáticas brasileiras a fim de valorizar a riqueza da cultura do nosso país, buscando diluir a visão eurocêntrica e americanizada que impera nas mostras e festivais de dança pelo Brasil. Portanto, músicas, poesias, autores brasileiros fazem parte da pesquisa e consequentemente do repertório dançado pela escola nos últimos anos. Tendo em vista que a proposta pedagógica do Estúdio ID respeita e valoriza os desejos, ideias e quereres dos nossos alunos, este ano a temática do espetáculo partiu da vontade da maioria dos bailarinos de dançar um balé onde a técnica clássica fosse a matriz corporal da pesquisa. A escolha por um balé do séc. XIX veio da junção de desejos; a direção que sonhava em fazer um auto de natal tendo a linda Ouro Preto como cenário e os alunos que idealizavam dançar um balé de repertório clássico/erudito. Nesse contexto, o Quebra Nozes foi escolhido por sua proposta artística/estética e o tema natalino. A pesquisa partiu de um estudo histórico dos autores originais como o músico Pyotr Tchaikovisk, o coreógrafo Marius Petipa e o professor/assistente Lev Ivanov que assinou a coreografia.

Local: Praça Tiradentes

Dia/hora: 8 de dezembro de 2018 – 20:30h

 

Ficha Técnica

Direção Geral e artística – Carla Gontijo

Direção coreográfica – Carla Gontijo e Tayane Lacerda

Produção e coordenação – Ricardo Campolim

Vídeo – Julliano Mendes

Iluminação – Zoom Produções

Arte gráfica – Poliana Guimarães

Figurinos – Ariana Sampaio e Cooperativa de Costureiras de Ouro Preto

 

Estúdio ID

O Estúdio ID Investiga Dança é um espaço de formação, pesquisa, criação e produção em dança, sediado na cidade de Ouro Preto/MG, cuja direção vem há mais de 30 anos questionando e dialogando sobre questões referentes às matrizes pedagógicas e metodológicas para o aprendizado, e os processos de criação e formação em dança desde a infância. Neste processo crianças e jovens são tratados e entendidos como produtores de conhecimentos, capazes de refletir sobre questões referentes ao seu próprio processo de aprendizagem, e sobre as diversidades que tangem as relações sociais, a multiplicidade étnica e a pluralidade cultural de forma geral através da arte, especialmente a dança.

 

Direção Geral: Carla Gontijo – Bailarina, coreógrafa e professora/pesquisadora, pedagoga com formação em Pedagogia do Movimento para o ensino da dança pela UFMG/MG, especialização na Técnica Klauss Vianna pela PUC/SP e Mestranda em Artes e Experiências Interartes na Educação pela UFMG/MG.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *