255147828439789

última hora

Capoeira ganha monumento em Itabirito

16 de outubro de 2018 - 20:57 | por Redação
Capoeira ganha monumento em Itabirito
Itabirito
0

Em uma demonstração de reconhecimento e valorização da contribuição sociocultural da pratica de capoeira no município, a Prefeitura fez a entrega oficial do monumento em homenagem à capoeira, comemorando também os 40 anos do Grupo Cativeiro de Capoeira, instalado na Praça São Cristóvão, no bairro Capanema. Construída em chapa de ferro, a obra idealizada pelo artista plástico e diretor de Cultura José Carlos Oliveira retrata movimentos típicos da manifestação cultural de origem africana.

Além da entrega do monumento, a programação do evento contou com apresentação de maculelê e roda de capoeira, durante a festa realizada dia 11..

“Para Itabirito, completando 95 anos e rumando para o centenário, é uma honra poder entregar esse marco que eterniza a presença de uma manifestação tão importante e reconhecida mundialmente”, destacou o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo. “A capoeira é parte importante da história de Itabirito. É muito importante valorizá-la e incentivá-la”, acrescentou o Prefeito Alex Salvador.

Capoeiristas celebram valorização

A homenagem, que culminou no monumento, emocionou o mestre Beto Braga, praticante há quase 39 anos. “É uma honra muito grande para nós do Grupo Cativeiro. A capoeira, hoje, está em mais de 160 países e a gente ser homenageado e condecorado com um monumento dessa grandeza é especial”, comemorou.

Sentimento compartilhado com os contramestres Gilmar Capoeira e Índio. “Para que a população entenda a grandeza dessa homenagem, nem Salvador, o berço da capoeira, tem um monumento da roda de capoeira”, exaltou Gilmar.”Agradeço à Prefeitura de Itabirito pelo apoio. A capoeira foi criada pelos escravos como arma de libertação. Em 2008, se tornou patrimônio cultural brasileiro. Em 2014, a roda de capoeira se tornou patrimônio imaterial da humanidade”, completou Índio, relembrando as origens.

Inventário da capoeira em Itabirito

Atualmente, a divisão de Memória e Patrimônio, ligada à Diretoria de Cultura, trabalha na construção de um inventário da presença da capoeira, por meio do Grupo Cativeiro, na cidade. O documento será finalizado ainda neste ano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *