255147828439789

última hora

Casa de Música realiza VI Festival de Violoncelos de Ouro Branco

10 de abril de 2019 - 21:27 | por Redação
Casa de Música realiza VI Festival de Violoncelos de Ouro Branco
Ouro Branco
0

Entre 13 a 20 de abril,  Ouro Branco, Ouro Preto e BH recebem músicos de diversas partes do mundo e uma intensa programação de concertos e aulas

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores.

O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto.  Entre os professores confirmados estão Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Matias de Oliveira Pinto e Márcio Carneiro, além dos assistentes Isaac Andrade e Julia Wasmund. A pianista Risa Adachi também é presença certa.  As aulas e ensaios tem início no dia 14 de abril.

Programação

A abertura da programação será no sábado, 13 de abril, com concerto no auditório do Hotel Verdes Mares, às 20h.

No domingo, 14 de abril, também às 20h no auditório do Hotel Verdes Mares, será a vez do concerto Münster em Ouro Branco. Músicos brasileiros e alemães (Eduardo Swerts, Isaac Andrade, Maria Lechner, Pauline Stephan,  Sherry Kim, RisaAdachi e Julian Richter)  apresentam um repertório que inclui peças de AntonínDvořák, Camargo Guarnieri, Dmitri Shostakovitch, entre outros.

Já a programação da segunda-feira, 15 de abril, conta com a participação do UdiCell

Na terça-feira, 16 de abril, no mesmo local e horário do dia anterior, se apresenta o Gruvi – Grupo de Cellos da UFMG, coordenado pela professora Elise Pittenger

O programa será voltado para a música brasileira, com composições de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone e Ernani Aguiar.

Basílica do Pilar será palco de apresentação no dia 17

Ouro Preto entra na programação na  quarta-feira (17) quando  Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Kayami Satomi e alunos do festival seguem se apresentam  às 20 h, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

No dia18 de abril, quinta-feira, às 20h, o festival recebe – na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro -o Ensamble do VI Festival de Violoncelos. O repertório é bastante diversificado e abrange obras de Beethoven, AntonínDvořák, Tom Jobim, Dominguinhos, entre outros.

O concerto do dia seguinte, sexta-feira, 19 de abril, às 20h30, também será na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, onde se apresenta a Orquestra de Câmara do SESIMINAS, com regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond e participaçãode professores do Festival de Violoncelos. O programa escolhido é mais focado na tradição ocidental da música erudita de concerto, com peças de  Joseph Haydn (1732 – 1809) e Antônio Vivaldi (1678 – 1741).

O encerramento do festival será no sábado, 20 de abril, às 16h, no MMGerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, com nova apresentação do Ensamble do VI Festival de Violoncelos.

A entrada para todos os concertos é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *