última hora

Comunidade escolar de Catas Altas participa de formação sobre geociências

13 de setembro de 2018 - 11:57 | por Redação
Comunidade escolar de Catas Altas participa de formação sobre geociências
Catas Altas
0

A comunidade escolar de Catas Altas, formada por educadores e alunos das  redes  municipal e estadual, participaram recentemente de uma formação sobre Geociências.

A oficina foi promovida pela Fundação Vale em parceria com a Prefeitura e teve como um dos objetivos favorecer a maior compreensão das transformações nos municípios onde a atividade mineradora é forte.

Além disso, possibilitou o aprendizado de geografia, ciências, matemática, arte, história, linguagens e outros de igual importância na formação integral; o desenvolvimento de habilidades socioemocionais; a ampliação da autonomia intelectual; o reconhecimento da importância da sustentabilidade; e a maior integração com a comunidade.

“Essa formação foi muito importante, pois permitiu uma reflexão sobre as possibilidades do docente abrir espaço na sala de aula para a busca e a investigação. E, para os alunos, foi uma oportunidade de despertar o espírito científico, no estímulo ao raciocínio e à formulação de problemas e hipóteses”, explica a coordenadora pedagógica da Rede, Ariane Hosken de Sá Carvalho.

Ainda dentro do trabalho, os alunos das escolas municipais Agnes Pereira Machado eJoão XXIII, do Morro D’Água Quente, estadual Alzira Ayres Pereira e os educadores envolvidos (professores de Ciências, Geografia e coordenadores pedagógicos) puderam aprender um pouco mais sobre rochas, minerais e outros materiais, além de conceitos básicos relacionados a vulcões e transformação do estado físico da matéria, em particular a fusão.

Ao final, cada escola recebeu quatro geokits (kit composto por amostras de rochas e minerais); caderno do aluno com 10 oficinas de Geociências; suplemento do professor com orientações para o desenvolvimento das oficinas propostas; e fichas extras com atividades direcionadas especificamente para o uso doGeoKit.

 

 

 

& nbsp;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *