255147828439789

última hora

Conscientização, educação e natureza: a importância das abelhas para o meio ambiente

28 de outubro de 2018 - 02:22 | por Redação
Conscientização, educação e natureza: a importância das abelhas para o meio ambiente
Ambiente
0

Conscientização, educação e natureza. A Secretaria de Meio Ambiente realizou na tarde desta quarta-feira (24) uma palestra com os alunos do 1° ano do fundamental sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, na escola Centro de Educação Municipal Padre Avelar.

O encontro contou com a presença do especialista e tecnólogo em apicultura – arte ou técnica de criar abelhas para extração de mel – Gilder Alves Pereira, que buscou conscientizar os alunos sobre a contribuição das abelhas para o equilíbrio do ecossistema.

Para o apicultor esse trabalho com os jovens é essencial para se criar uma consciência ativa sobre o ambiente em que vivemos. “É grande a satisfação de compartilhar esta experiência, esta descoberta das abelhas e dos ciclos da natureza com esses jovens. As abelhas, mesmo tão pequenas, produzem o que há de mais doce e nos mostram o valor da cooperação”, completou Gilder.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer uma colméia completa com favo de mel, zangões e abelhas rainhas, além de poderem conhecer mais sobre qual é a vestimenta adequada usada por um apicultor.

A iniciativa tem como objetivo abordar a importância das abelhas para todos os ecossistemas. A extinção desses insetos pode prejudicar de forma drástica o meio ambiente de forma geral. Sem as abelhas o mundo como o conhecemos hoje entraria em colapso, pois elas são responsáveis por 75% de toda produção de alimentos no mundo.

Essas iniciativas representam muito para toda a comunidade que participa, segundo a coordenadora de serviço de política de meio ambiente, Carla Camillo. “Estas atividades educativas, incentivam o cuidado com a natureza, valorizando a preservação da nossa biodiversidade e são essenciais que sejam incentivadas com os jovens”, destacou.

Os encontros são promovidos de tempos em tempos e a Secretaria de Meio Ambiente está aberta a solicitações de escolas para levar palestras e atividades que visam fomentar a importância do meio ambiente. Para solicitar, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3558-6901.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *