última hora

Curso revive a história de Frans Krajcberg em São Gonçalo do Bação

14 de novembro de 2018 - 21:53 | por Sergio Sanches
Curso revive a história de Frans Krajcberg em São Gonçalo do Bação
Itabirito
0

Artista que viveu em Itabirito foi tema de um dos roteiros do Programa Agente de Turismo Rural

História, turismo e muita reflexão crítica e cultural marcaram um dos roteiros do Programa Agente de Turismo Rural, desenvolvido pelo Senar Minas, em parceria com os municípios de Itabirito e Ouro Preto. A edição foi realizada no dia 7 de novembro no distrito de São Gonçalo do Bação.

Com o objetivo de desenvolver o turismo rural na região, o programa vem reunindo diversas atividades, como a criação do roteiro pelos alunos “Morte e Vida de Frans Krajcberg”, dedicado ao artista polonês naturalizado brasileiro que viveu em Itabirito e pesquisou os pigmentos em solos da região. A ação teve por objetivo testar o roteiro proposto, proporcionando aos alunos uma vivência de turismo pedagógico com a extração e criação de pigmentos naturais em voçorocas da região e, em seguida, pintura de materiais que ressignificavam a natureza morta, como troncos e galhos, assim como fazia o artista.

Para a turismóloga e instrutora credenciada pelo Senar Minas, Fernanda Silva, o programa é uma oportunidade de explorar ainda mais o que as localidades têm a oferecer. “A gente tem justamente trabalhado estas potencialidades que existem hoje nos distritos das duas cidades, que possuem diversos atrativos naturais, culturais, mas que precisam de organização e maior divulgação. Assim, incentivamos empreendedores na área de alimentação, hospedagem e também no modo de comercialização, no qual os alunos planejam e executam um evento aberto ao público”.

Programa Agente de Turismo Rural

O programa Agente de Turismo Rural é dividido em seis módulos e acontece no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, onde são realizadas as aulas teóricas. Nos distritos de Itabirito e Ouro Preto, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todo o conteúdo aprendido. Além de São Gonçalo, o curso também já visitou os distritos de Acuruí, São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite e Salto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *