última hora

Descoberto conjunto de receptores que mata células infectadas pelo HIV

11 de junho de 2018 - 20:02 | por Redação
Descoberto conjunto de receptores que mata células infectadas pelo HIV
Ciência e Tecnologia
0

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um conjunto único de super receptores nas células imunes capazes de matar o HIV em populações geneticamente diversas, publicou nesta segunda-feira (11) a revista Science Immunology.

Após a infecção por HIV, as células T CD4 -parte importante do sistema imune protetor- podem ser esgotado e diminuir dramaticamente em número, o que debilita a inmunologia do indivíduo enquanto progride a doença da aids, explicou Stephanie Gras, uma das participantes no estudo.

As T CD4 podem permanecer baixas inclusive quando a doença se mantém controlada com a terapia antirretroviral, que atualmente se oferece a mais da metade das pessoas que vivem com o HIV em todo mundo, comentou.

Para a investigação estudaram-se 15 indivíduos infectados com HIV,  mas de sistemas imunes que os protegem da progressão do aids, chamados controladores, e descobriram que estes podem reter as células T CD4 de maior qualidade e detectar e reagir a pequenas quantidades do vírus.

Apoiaram-se no sincrotrom australiano, um microscópio gigante que possibilitou se revelar outra característica notável das T CD4: sua capacidade de reconhecer o fragmento de HIV em indivíduos geneticamente diversos.

As T CD4, geralmente vistas como auxiliares para as T CD8 assassinas que destroem as células infectadas, poderiam reconhecer quantidades muito baixas de HIV graças à expressão dos receptores T super em sua superfície, afirmou Gras. A cientista disse que a descoberta converte a estas células em potenciais candidatas para tratamentos de imunoterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *