255147828439789

Dia do Autor foi comemorado na Biblioteca Benjamim Lemos

3 de julho de 2019 - 14:50 | por Redação
Dia do Autor foi comemorado na Biblioteca Benjamim Lemos
Mariana
0

Foi comemorado na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos, em 1° de julho, em Mariana o dia das pessoas que criam histórias, tecem memórias e registram os fatos da nossa vida, o Dia do Autor. A atividade teve participação de convidados e comunidade de Mariana.

O evento foi realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do convidado Nilson Silva para um bate papo em roda de conversa, com perguntas e curiosidades.

Na oportunidade a escritora e professora Hebe Rola, comentou sobre a importância social que os escritores possuem dentro do meio social “O autor é aquela pessoas que faz diferença na comunidade, porque ela não apenas de se expõe falando o que pensa, mas também ela constrói, constrói cultura, educação e estimula outras pessoas a se manifestarem através da leitura e da escrita. Ele lança para comunidade debates importantes para discussão. Os autores  constroem uma teia de pensamentos com suas publicações, sendo então o autor a pessoa que constrói a cultura e educação de um povo”, comentou a professora. 

A coordenadora da Casa do Professor Acervo e Difusão Cultural, Patrícia Guimarães, ressaltou o objetivo e a relevância de se comemorar um dia tão especial. “Para valorizar o autor a biblioteca organiza um momento propício para o diálogo para aproximação do produtor da obra com o seu público leitor. É uma forma de popularização da leitura, de trazer o público vocacionado para biblioteca, o público discente, docente, todos os seus usuários de uma forma prazerosa, divertida, dinâmica em uma roda de conversa que aproxima a biblioteca do seu público. Nós somos hoje, a única unidade totalmente pública da cidade que amplifica seu acervo via empréstimo para toda comunidade, temos então que valorizar e dinamizar essas ações”, disse. 

O encontro, além de comemorar esse dia tão especial, marcou a parceria entre o projeto Espalhando Livros, do escritor Nilson Silva, com as Escolas Municipais e com nossa Biblioteca Pública de Mariana, para levar leitura aos jovens.

 “A iniciativa surgiu do desejo de contribuir com o processo educacional. O projeto consiste em captar doações e encaminhar essa doações a bibliotecas e escolas públicas. Em mariana duas escolas foram contempladas e nós estamos muito felizes de ajudar a disseminar a leitura, conhecimento e criar consciência crítica para que esses jovens possam pensar o futuro, inclusive o futuro do nosso país.” relatou o escritor. 

Na oportunidade os alunos da Escola Municipal Dom Oscar participaram da roda de conversa e tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pelo acervo de mais de 20 mil exemplares da Biblioteca Benjamim Lemos. Durante o passeio os estudantes conheceram salas especiais que reservam e preservam arquivos históricos e coleções raras. Para Maria Cristina Pantusa, pedagoga da escola, o momento foi de aproximação “Achei excelente a iniciativa que partiu da Secretaria de Educação. A visita veio para consagrar o trabalho que já realizamos com os alunos na escola. Conhecer esse espaço e esse movimento do autor de como conhecer um livro é de fundamental importância para o crescimento dos nossos alunos e vamos voltar para fazer o cadastramento de livros como forma de incentivo para que eles continuem leitores”, comentou. 

Ao final, como autor convidado, Nilson Silva deixou um recado essencial a todos alunos, convidados e pessoas presentes que prestigiaram o evento. “Queria deixar um recado para os propensos escritores e autores que o mais importante nesse processo é o sentimento. Nesse caminho da escrita nós acabamos expressando muito de si e do meio em que nós vivemos e precisamos nos entregar a esse processo porque deixamos lembranças e memórias do nosso tempo nessa prática”.

Foto: Laryssa Gabellini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *