última hora

Dia do Capoeirista é comemorado em Itabirito

9 de agosto de 2018 - 11:07 | por Redação
Dia do Capoeirista é comemorado em Itabirito
Itabirito
0

A Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, por meio da Divisão de Memória e Patrimônio, em parceria com o Grupo Cativeiro Capoeira de Itabirito promoveram juntamente com as Escolas Prof. Jayme de Souza Martins e a Escola Estadual Dr. Raul Soares uma das ações do Programa Municipal de Educação Patrimonial, cujo tema foi a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro e da Humanidade. Nesta ação, alunos e professores participaram de atividades conduzidas pelos Técnicos da Divisão de Memória e Patrimônio e os Contra Mestres de Capoeira Gilmar Alfenas e o Índio, no dia 3 de agosto, no Salão dos Ferroviários.

Na oportunidade foram abordados os seguintes temas: A história da Capoeira, a sua importância social e cultural nas comunidades, o que é patrimônio imaterial e o seu reconhecimento, as canções, os instrumentos e os movimentos na roda de capoeira.

À frente da roda, os contramestres Gilmar e Índio levam há 29 anos a história, cultura e gingado da capoeira em Itabirito. “O objetivo maior da capoeira hoje é integrar e socializar pessoas. Então, pretendemos ajudar na formação social e na educação de crianças, jovens e adultos”, afirmou o contramestre Índio. Gilmar da Capoeira, como é conhecido, acrescentou os locais de atuação na cidade. “Trabalhamos na Pastoral da Criança, na Casa do Adolescente e nas Associações Comunitárias dos Bairros Santa Rita e Vila Gonçalo, além do Núcleo de Ginástica”. O encontro foi finalizado com uma grande roda de capoeira onde todos foram contagiados pelos encantos da expressão cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *