última hora

Documentário registra as memórias e o fim do Cinearte Palace

6 de novembro de 2018 - 13:52 | por Redação
Documentário registra as memórias e o fim do Cinearte Palace
Brasil
0

Professor do curso de jornalismo da UFOP Adriano Medeiros tem filme selecionado para exibição na 5º edição do Festival Brasil de Cinema Internacional.

A produção intitulada “O último cinema: vestígios de uma memória audiovisual” foi desenvolvida em parceria com o cineasta mineiro Wilton Araújo e será apresentado dia 20 de novembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RIO).

O filme retrata, por meio dos relatos de frequentadores e ex-funcionários, os momentos finais do último cinema de rua da cidade mineira de Juiz de Fora. A obra apresenta uma proposta estética que simboliza a luta interminável pela permanência da arte e da cultura. As filmagens foram feitas nas semanas que antecederam a derrocada do importante equipamento cultural.

Adriano Medeiros, que também é responsável pelo roteiro do filme, acredita que o documentário transcende as montanhas que circundam Juiz de Fora. Para ele, um dos elementos que ganham força na obra é o entrelaçamento das sutilezas das memórias individuais à formação gradativa de uma memória coletiva no âmbito da cultura e da arte.

“Neste sentido, este filme se torna a representação de uma metalinguagem que pretende, em última instância, refletir sobre o próprio conceito da sétima arte e as inúmeras mudanças que ela vem passando nos últimos anos. Neste roteiro, o protagonista é o próprio cinema, que ganha força e expressão a partir de movimentos dos diversos atores sociais ao seu redor”, afirma Medeiros.

FESTIVAL BRASIL DE CINEMA INTERNACIONAL

O 5º Festival Brasil de Cinema Internacional tem entre seus objetivos principais a difusão da cultura, a formação de plateias e a democratização de oportunidades para todos os cineastas, beneficiando e premiando a produção, o talento e as melhores obras.

Confira a programação completa do evento e o trailer oficial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *