255147828439789

última hora

Exposição “Mineiridades” no Museu Antoniano

16 de outubro de 2018 - 17:55 | por Redação
Exposição “Mineiridades” no Museu Antoniano
Santa Bárbara
0

O Memorial Vale Itinerante permanece em Santa Bárbara, no Museu Antoniano, com a exposição Mineiridades. O espaço ganhou painéis interativos, bem como áudios e vídeos que retratam partes da história de Minas.

Na entrada, o visitante já é envolvido por um aroma diferente e recebe convite para passear  por Minas, revivendo a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura., representadas, de início, pelas bonecas de palha, feitas por meio de uma linha de artesanato bem característica de Brumal (distrito de Santa Bárbara).

Mineiridades ainda tem espaço para o artesanato e o vestuário do Vale do Jequitinhonha, com destaque para as Semaninhas, um conjunto de sete peças bordadas para lembrar a dona de casa das tarefas dos sete dias da semana.

Estão presentes ainda, as fazendas mineiras, o barroco mineiro e os caminhos de Minas, contemplados com paineis de áudio e vídeo. Este último, dividido em quatro, sendo eles, Caminho dos Currais de São Francisco, um dos mais antigos de acesso às minas, ligando as fazendas de gado da beira do rio das Velhas e do São Francisco ao porto de Salvador; Caminho Velho, primeira rota de abastecimento da região das minas; Caminho do Mato Dentro, ligava Vila Rica à única região mineradora capaz de produzir diamantes; e Caminho Novo, criado para reduzir o percurso entre o Rio de Janeiro e a região mineradora.

A religiosidade, os minérios, em espaço interativo e a emoção de conhecer a exposição com comandos das próprias mãos.

Mineiridades fica em Santa Bárbara até o dia 1º de novembro e está aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *