última hora

Feira do Livro promove a cultura da leitura em Itabirito

10 de outubro de 2018 - 18:17 | por Redação
Feira do Livro promove a cultura da leitura em Itabirito
Itabirito
0

Para fomentar a leitura, aumentar a circulação de livros e promover o encontro de profissionais e amantes da leitura e de toda a cadeia econômica do setor na região, alguns dos objetivos da Feira do Livro, foi realizada entre os dias 3 e 7 de outubro, em Itabirito.

Com o tema “Desafios da Leitura no Século 21 – Livro, tecnologias e novas formas de apropriação”, a 13ª edição do evento envolveu cerca de 6000pessoas de diversas idades durante os cinco dias.

Palestras, oficinas, rodas de conversas, atividades lúdicas, shows e jogos e distribuição de 700 vale livros movimentaram o evento. “A Feira busca externar o trabalho realizado durante todo o ano pela biblioteca pública. Queremos que as pessoas enxerguem, usem e percebam a importância deste espaço”, ressaltou o diretor de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo.

O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, falou sobre a importância da iniciativa. “Itabirito tem um dos programas culturais mais interessantes, dinâmicos e exemplares de Minas Gerais. Sempre acontece alguma coisa especial, como a Julifest e uma série de outras promoções, entre as quais eu destaco a Feira do Livro, que é uma referência no mundo do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas do Estado”, afirmou.

A Feira teve eventos para todas as idades e atenção especial com as crianças. Atividades foram realizadas na Praça da Estação e ações nas escolas públicas municipais, aproximando o público infantil ao hábito da leitura

Os jogos literários foram o destaque para os jovens. No sábado, as equipes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e do Grupo de Escoteiros Cata Branca participaram de uma competição com a temática da literatura.

Movimentação Cultural e Econômica

O público teve a oportunidade de conhecer o trabalho de diversos escritores da cidade e comprar livros. Pelo segundo ano, o empresário Antônio Senem, sócio da Livraria Itabirito, foi o responsável pela coordenação da parte de livros, unificando o trabalho antes realizado pelas diversas editoras.

A Feira também serve como incentivo para aqueles que desejam ser escritores, como a itabiritense Tatiana Minardi, que havia escrito uma história em 2012, mas só publicou em 2017.  “Tinha muita vontade de lançar o livro, mas não tinha muita noção de como fazer, além de ter certa insegurança. Mas depois de começar a participar da feira, em 2014, comecei a ganhar confiança.”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *