última hora

Festival Internacional de Corais 2018 homenageia Povos Nativos

19 de setembro de 2018 - 11:20 | por Redação
Festival Internacional de Corais 2018 homenageia Povos Nativos
Itabirito
0

O FIC 2018 homenageia os povos nativos, pilares da cultura brasileira, com participação de 160 grupos de várias partes do Brasil e atrações internacionais.

As apresentações ocorrem em aldeias indígenas, centros culturais, igrejas, parques, praças e teatros de Minas Gerais,  inclusive Itabirito, e a Aldeia Boa Vista, em Ubatuba/SP, que serão palcos da 16ª edição do Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados.

Este ano, o evento promete o despertar da força coletiva na arte, na cultura e na sociedade por meio do canto dos corais, congados e bandas.

Com entrada franca e com o objetivo de envolver as comunidades e difundir o canto coral, o FIC já integra o calendário oficial da capital mineira e também de Itabirito.

 Música Tema

A Música Tema é um ponto fundamental e tradicional do FIC. “Um diferencial que sempre fizemos questão de manter. O eterno poeta Fernando Brant escreveu diversas letras. Depois de sua partida, tivemos como sucessor o grande poeta Murilo Antunes. A composição musical sempre esteve sob a batuta do maestro e amigo Leonardo Cunha. O título deste ano é ‘SOMOS TODOS IRMÃOS’”, adianta o curador do festival, Lindomar Gomes..

Grande  Final

No dia 23 de setembro, serão realizadas apresentações simultâneas em aproximadamente 15 lugares de 9h às 11h30. Às 12h haverá um cortejo do Parque Municipal até a escadaria da Igreja São José com apresentação de todos os participantes na escadaria e também nas sacadas do Edifício Acaiaca, que é conhecido como o Colosso Acaiaca e um dos primeiros arranha-céus de Belo Horizonte. Depois da apresentação, será realizada uma concentração de corais, bandas, congados, grupos indígenas e outras manifestações culturais. Músicas como ‘O Canto do Pajé’ e outras conhecidas homenagearão os povos nativos no encerramento da edição do FIC.

Em Itabirito as atividades acontecem na sexta-feira (21) na Praça da Estação, com apresentações a partir das 19h, com performances da  Banda Municipal Pedra Verde, Canarinhos de Itabirito, Chorus Vocalis, Conpazz Ensamble – Descendentes d Nativos Aztecas, Coral Cantos, Contos e Cantigas, Coral Ensaio Aberto, Coral Municipal “Sons da Terra”, Coral Puer Singers, Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco, Coral Vozes da Vida e Saúde, Indígenas Pataxó Naô Xohã, de São Joaquim de Bicas, Meninas Cantoras de Vale Real (RS), Gabi Drummond, Marcus Viana e Sérgio Pererê.

A programação completa está em: www.festivaldecorais.com.br

Foto: Leandro Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *