última hora

Igreja de Camargos será reaberta para festa da Padroeira

29 de novembro de 2018 - 16:50 | por Redação
Igreja de Camargos será reaberta para festa da Padroeira
Mariana
0

Após um minucioso trabalho de conservação preventiva da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Camargos, distrito de Mariana, o espaço será reaberto para a festa da padroeira, que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro. O trabalho foi feito por uma equipe cedida pela Secretaria de Cultura que também realizou a higienização do templo.

A notícia alegrou os moradores de Camargos, como, por exemplo, Dario Jorge Pereira. “A igreja de Nossa Senhora da Conceição é o nosso centro de oração e quanto mais bem cuidado, mais felizes ficamos. O serviço foi muito bem feito, pudemos constatar. Vamos comemorar o dia da padroeira com o coração transbordando de felicidade”, afirmou.

Antes desse trabalho, a igreja havia passado por um processo de restauração estrutural, tendo o município investido mais de R$460 mil em obras de reforma do telhado, das duas torres, do forro e da cimalha. Os recursos foram do fundo de cultura do município, aprovados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAT). “As obras nessa igreja eram de caráter emergencial, pois ela se encontrava em péssimo estado de conservação. Precisávamos agir para não perdermos um dos bens materiais de enorme importância para o acervo histórico e cultural”, afirmou o prefeito Duarte Júnior.

SOBRE – Tombada pelo Iphan desde 1949, a igreja Nossa Senhora da Conceição de Camargos, é considerada uma das mais antigas de Minas Gerais. Foi construída por volta de 1707 em substituição a capelinha original, do inicio do povoado. Por suas dimensões, é considera como uma das grandes igrejas de Minas, situada no alto da colina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *