255147828439789

última hora

Imigrantes ilegais terão de “sair correndo”, diz Trump, já em campanha

18 de junho de 2019 - 13:54 | por Redação
Imigrantes ilegais terão de “sair correndo”, diz Trump, já em campanha
Mundo
0

O presidente dos EUA, Donald Trump, lança oficialmente sua campanha de reeleição em Orlando, na Flórida, na noite desta terça-feira (18), diante de milhares de pessoas.

Ele não será nem favorito nem candidato sem chance.

Se ele vencerá, só a eleição dirá. Atualmente com índice nacional de aprovação de 40%, Trump é o único presidente desde 1945 que teve um índice de aprovação mais baixo nesta fase de seu primeiro mandato, exceto Jimmy Carter em 1977.

As classificações de aprovação nem sempre demonstram sucesso  ou derrotas eleitorais nas eleições norte-americanas: Em 1992,  o presidente George H.W. Bush tinha  70 por cento neste momento em seu primeiro mandato, e mesmo assim viu-se derrotado pelo democrata Bill Clinton em 1992.

Uma menina hondurenha chora diante de policial ao ver a mãe detida, no Texas, em agosto de 2018. Foto: John Moore AFP

Para vencer, Trump precisa manter ou expandir sua base nos principais estados que ele conquistou em 2016. É uma tarefa difícil, mas há vários fatores importantes que podem levar Trump a uma segunda vitória, apesar de sua relativa impopularidade.

No mesmo dia que anuncia sua candidatura à reeleição, Trump diz em alto e som que “os imigrantes ilegais terão que  sair correndo dos Estados Unidos, como entraram”. Em seu tom, disse que deportará milhões e milhões de imigrantes ilegais, uma bandeira conservadora que lhe garantiu milhões de votos na eleição passada. E a vitória.

Durante o mandato, Donald Trump ameaçou; iniciou construção do muro com o México, cortou recursos de países latino-americanos e do Caribe em represália à imigração e agora ameaça com  deportação. A bandeira da segunda fase contra os imigrantes.

Foto: El País/BBC

Da Redação com informações ABr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *