255147828439789

Iniciadas as obras das casas de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo

29 de julho de 2019 - 21:47 | por Redação
Iniciadas as obras das casas de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo
Mariana
0

A construção das casas de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo começou nesta segunda-feira (29).

As primeiras paredes no terreno de Lavoura foram levantadas após a assinatura do contrato com a HTB, empresa que será responsável pela construção de residências e bens públicos no reassentamento coletivo de Bento.

Também nesta segunda foi assinado o contrato com a Andrade Gutierrez, empresa responsável pelas obras em Paracatu. A reconstrução dos dois distritos vai gerar um total de 4.000 empregos no pico das obras e começa, após longo período de desenvolvimento de  estudos, projetos e planejamento de cada casa de acordo com o desejo de cada família.

Os reassentamentos seguem as diretrizes de reparação, construídas conjuntamente com as comissões de atingidos e sua assessoria técnica, com a validação e monitoramento do Ministério Público Estadual.

Fases

O projeto conceitual urbanístico do reassentamento coletivo foi aprovado pela comunidade de Bento Rodrigues em fevereiro de 2018, com 99,44% de votos favoráveis. O canteiro de obras começou a ser instalado em Lavoura, o terreno escolhido pela comunidade, em maio de 2018, e foi concluído em dezembro de 2018. As obras de supressão vegetal começaram em agosto de 2018 e terminaram em novembro de 2018. As obras de infraestrutura (drenagem pluvial, rede de alimentação elétrica) tiveram início em janeiro de 2019. Já as obras de fundação das casas, da escola municipal e do posto de saúde de Bento Rodrigues começaram em julho de 2019. Nesse mês, também foram iniciadas as obras de adequação do aterro sanitário de Mariana, que permitirão que os resíduos sólidos sejam depositados em locais devidamente impermeabilizados, impedindo o contato dos resíduos com o terreno rural.

Foto: Pedro Gontijo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *