255147828439789

última hora

Instituto ITI realiza primeira feira criativa de alunos

7 de junho de 2019 - 11:27 | por Redação
Instituto ITI realiza primeira feira criativa de alunos
Itabira
0

Presidido pelo estilista itabirano Ronaldo Silvestre, o Instituto ITI (Igualdade, Transformação e Inovação Social) oferece um curso de qualificação profissional em costura e bordado. Atualmente, o Instituto trabalha o empoderamento econômico e feminino com seus 90 alunos. “Essas pessoas que capacitamos estão em busca de um novo ofício, da realização de um sonho, de gerar renda e de mudar a vida de suas famílias”, explica o estilista.

Durante as aulas, mais do que aprender as técnicas básicas de costura e bordado, eles recebem aulas de artesanato, noções de sustentabilidade, incentivo ao empreendedorismo, uma  visão ampla do mercado da moda, aprendem a entender a importância dos ofícios de costureira e bordadeira na cadeia produtiva e são incentivados em ver nessa qualificação a solução para crises econômicas.

Agora, com a primeira turma chegando na metade do curso, Ronaldo Silvestre decidiu organizar uma feira criativa reunindo produtos desenvolvidos pelos próprios alunos. “Nosso objetivo é, além de conhecer o trabalho realizado por eles antes de ingressarem no ITI, colocar estes produtos para venda e mostrar ao público externo os talentos reunidos aqui”, conta.

Para Ronaldo, essa é a melhor forma de “iniciar consultorias de design, métodos de qualidade, inspirações para criações e, principalmente, trabalharmos neles os saberes sobre produtos com valor agregado. Queremos que eles possam levar a essência itabirana e que consigam comercializar sua produção em outra regiões”, detalha.

Nessa primeira feira, os produtos ainda não passaram por essa consultoria, já que ela vai funcionar como uma primeira experiência. Mas Ronaldo reforça que essa é apenas a primeira de muitas. “Na próxima iremos trazer nossa visão de mercado e exigências de qualidade. Temos o exemplo de um aluno que realiza um belo trabalho de decoração feita em vidro. Podemos desenvolver esse talento em brincos ou colares, criar desenhos e texturas, usá-lo em biojoias”, exemplifica.

Entre os produtos que poderão ser encontrados na feira estão: trabalhos em biscuit, vidros e potes decorados, bonecas, caixas, toalhas, panos de prato, bolsas de crochê, carteiras, tapetes, sousplat, entre outros. Além disso, também poderão ser adquiridos itens de armarinho como novelos de malha, miçangas, paetês, pedraria, lantejoulas, fitas e outros itens de aviamento.

Além disso, Ronaldo disponibilizou peças com sua assinatura, vindas direto de seu acervo, para a feira. Poderão ser encontrados vestidos, saias, casacos, camisetes, shorts, camisas, bermudas e calças, tanto femininos quanto masculinos. Mais do que isso! Ronaldo também incluiu peças exclusivas de coleções passadas. O que abrange itens vindos direto das passarelas para as araras da feira, como calçados femininos, vestidos e looks completos.

Cada aluno receberá o valor de cada uma de suas peças que for vendida durante a feira. Já os produtos assinados por Ronaldo Silvestre terão a renda revertida para investimentos no próprio Instituto ITI, como a manutenção das máquinas de costura, a compra de novos tecidos e a finalização da cozinha de Gastronomia Social que receberá os aguardados cursos que serão ministrados pelo cozinheiro Rodrigo Bernardi.

A feira acontece entre os dias 6 e 14 de junho, das 9h às 18h, na sede do Instituto ITI, na Rua Irmãos D’Caux, 283, no Centro de Itabira, próximo ao Ginásio Poliesportivo. Outras informações pelo telefone (31) 3840-5707.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *