última hora

Investindo na conscientização das crianças

11 de junho de 2018 - 09:02 | por Redação
Investindo na conscientização das crianças
Ambiente
0

As crianças são o futuro do nosso país, certo?! É por isso que a Prefeitura de Mariana investe em eventos para que elas tenham todo o suporte necessário para virarem grandes cidadãos. Nesta sexta-feira, 8, A Prefeitura de Mariana, através de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Administração e Desenvolvimento Econômico, realizou um evento para os alunos das escolas Dr. Gomes Freire e Cempa resultando no plantio de 50 árvores no estacionamento do Centro de Convenções. Este evento faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Para ajudar as crianças no plantio das 50 árvores, várias autoridades participaram do evento, como o Prefeito Duarte Júnior, seu vice Newton Godoy, e diversos secretários e vereadores do município. “Hoje conseguimos mais uma vitória ao meio ambiente de Mariana. Vamos fazer de tudo para que este plantio de hoje se estenda por toda cidade”, afirmou o prefeito.

O evento ainda contou com diversas atividades e oficinas que ajudaram as crianças a pensarem em práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente, como a oficina de vasos autoirrigáveis, que adapta garrafas pets como canteiro de plantio, o que facilita a vida de pessoas que não têm espaço para plantar. Houve também a oficina de compostagem, que demonstra como resíduos orgânicos podem servir como adubo muito rico e fértil. O CAMAR também esteve presente e ministrou uma oficina sobre os objetos recicláveis. Além disso, para a felicidade da garotada, houve pintura de rosto, feito pela Guarda Municipal, e distribuição de pipoca e algodão doce.

O evento foi uma oportunidade de ensinar as crianças, que, a propósito, aprenderam bastante. “A arvore faz o ar ficar mais puro e leve” disse Ana Luisa Alves, 9 anos, que está no 4º ano do Cempa. “Eu vou levar essa plantinha para plantar lá em casa”, completou Ana Clara, 9 anos, que também está na mesma sala.  A professora das duas alunas, Rita Sabina, acredita que eventos como este marcam a vida das crianças. “As crianças tem mente boa, quando verem uma planta elas vão entender que precisam cuidar dela também”, afirmou.

Os alunos da escola Dr. Gomes Freira também gostaram muito de todas as atividades desenvolvidas. “É muito legal plantar árvores nos lugares. Sem plantas nós não existiríamos”, comentou Larissa Coelho, 8 anos, que está no 3º ano. A professora de Larissa, Lúcia Maia, disse que o evento veio em boa hora. “Essas ações conscientizam as criança sobre os cuidados que eles devem tomar com o meio ambiente. Estamos trabalhando sobre os vegetais na escola e isso vem como um complemento didático, ainda mais que eles vão levar as mudas de alface para casa”, afirmou a professora.

O secretário de meio ambiente, Rodrigo Carneiro, afirmou que o plantio de árvores irá melhorar a vida dos trabalhos do Centro de Convenções. “Essas árvores irão aumentar o nível de oxigênio e deixar o ar mais úmido, além de criarem sombras no estacionamento”.

E as ações não param por aí! Nos dias 13 e 14, em parceria com a Fundação Renova, as escolas de Paracatu e Bento Rodrigues visitarão o CAMAR para entenderem todo o processo de reciclagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *