255147828439789

última hora

Marcha de prefeitos e participação em painel sobre barragens levam Du a Brasília

10 de abril de 2019 - 15:21 | por Redação
Marcha de prefeitos e participação em painel sobre barragens levam Du a Brasília
crise econômica
0

Ao participar do painel “Alertas Sobre Segurança de Barragens”, durante a 22ª edição do Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira(9) em Brasília, o prefeito de Mariana destacou a importância da mineração na arrecadação das cidades mineiras.

Em função disso, defendeu que é essencial que sejam debatidas alternativas para a geração de renda, sem gerar impactos para os municípios mineradores.

Os participantes do painel debateram a cultura de prevenção a rompimento e sobre os órgãos fiscalizadores das barragens, momento em que Du afirmou que “ é indiscutível que a primeira preocupação é a vida humana e isso não é negociável. Mas eu tive que perguntar para o poder judiciário, quem vai manter os serviços essenciais?”, disse o prefeito que administra a cidade com 85% dos recursos chegando via atividade mineraria.

Falta de segurança em barragens levou Ministério Público a suspender atividade na mineração e municípios sofreram queda nas receitas, Foto: José Cruz ABr

Ele reforçou, ao indagar: “quem vai pagar a folha de pagamento?. E justificou afirmando que “ se você para com a mineração, é preciso indicar de onde virão os recursos”.

O grupo debateu ainda a importância da estruturação de órgãos fiscalizadores das barragens, cobrando que eles efetivamente cheguem aos municípios e não permaneçam somente em Brasília.

Entre os convidados estavam o senador Elmano Ferrer (PODE/PI); o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Leão; o diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão; do consultor da Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) Danilo Vieira Júnior; o prefeito de Congonhas (MG), José de Freitas Cordeiro; e o prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar, também presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Foto: Sofia Zagallo CNM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *