255147828439789

última hora

OAB de Ouro Preto tem nova diretoria

12 de janeiro de 2019 - 00:48 | por Redação
OAB de Ouro Preto tem nova diretoria
Ouro Preto
0

Pela segunda vez em sua história, uma mulher assume a presidência da Casa com os desafios atuais para representar a classe e também a sociedade

Tomou posse, oficialmente, na noite da última segunda (07/01) a nova diretoria da 49ª (quadragésima nona) Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Ouro Preto. É a segunda vez que uma mulher assume os trabalhos de representação dos advogados no Município. A doutora Mara Simone de Lima estará à frente do órgão nos próximos três anos. A nova diretoria é composta  pelos advogados: Alberto Gouveia, Helen Mara Pereira, Bruno Prudente, Willer Costa, José Eustáquio, Gustavo Garcia, Alexandra Jeronymo, Roberta Rolim, Hallyson  Jeronymo.

A cerimônia foi simples, apenas com os membros da chapa vencedora (Inovação), o então presidente, dr. Márcio Edmundo, o vereador Geraldo Mendes (que também é advogado) representando o Legislativo municipal, além de poucos convidados. A transição de cargos ocorreu na sede própria da OAB.

Falando em nome da nova mesa diretora, a doutora Mara Simone ressaltou o compromisso em trabalhar as prerrogativas da classe e também com integração entre OAB /comunidade e OAB/advogados. De acordo com ela, o grande desafio é reconquistar o engajamento, pois “a instituição esteve um pouco afastada de setores como política, da sociedade, inclusive do convívio dos advogados”.

Outro desafio, segundo a presidenta, é o combate do assédio aos advogados por parte de órgãos e outros setores da sociedade, preconceito e assédio sexual sofrido pelas mulheres da comunidade e mulheres advogadas.

Para o vereador Geraldo Mendes, a disputa entre duas chapas concorrentes é salutar para os ânimos da OAB e este fato trouxe companheiros novos que, pela primeira vez, irão protagonizar a representação da Ordem na cidade. Ele parabenizou as diretorias anteriores, ressaltou a importância da renovação em instituições e se colocou à disposição para auxiliar a colega Mara Simone na execução do mandato. Ele ressaltou a importância da Comissão de Direitos Humanos da OAB, que atua junto a mesma comissão com o Legislativo. Geraldo também traçou um panorama político nacional. “Diante da situação atual, o meio jurídico será bastante exigido pelo que apresenta o novo governo federal, sem querer ser pessimista”, analisa o vereador.

A primeira reunião ordinária da nova mesa diretora da OAB Ouro Preto aconteceu nesta quarta feira (08/01) quando os componentes traçaram as metas de curto, médio e longo prazo da gestão, bem como a ativação de várias comissões da Casa para atuar nos três anos de mandato.

A nova presidência da 49ª Subseção da OAB em Ouro Preto tem mandato de 2019 a 2021. A sede é na rua Paraná, 152, Centro. O telefone de contato é o 31 3551 3853. A primeira mulher presidente da OAB na cidade foi a doutora Rita de Cássia Melo Laport (2010/2012).

Sobre a nova presidenta da OAB Ouro Preto

Mara Simone de Lima é natural de Ouro Preto e advogada há 25 anos, formada pela Faculdade de Direito Milton Campos em Belo Horizonte. Já trabalhou como sócia de escritório de advocacia, atualmente, atende em escritório próprio na avenida Vitorino Dias, 77, Centro, em Ouro Preto. Ela foi conselheira de ética nas duas últimas gestões da OAB, entre 2012 e 2018. Já atuou também como empresária na cidade e é primeira presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ouro Preto, cujo mandato termina em março deste ano. Mesmo sendo a causa da mulher ouro-pretana sua principal linha de ação, Mara Simone também milita em causas de pessoas em situação de vulnerabilidade e minorias.

Presidente da OAB Minas Gerais visita presidenta da OAB Ouro Preto três dias após posse na cidade histórica

Depois de tomar posse, na segunda feira, Mara Simone recebeu ligação de um dos assessores do presidente da OAB Minas para agendar visita do presidente estadual, também recentemente empossado, Raimundo Cândido Junior, conhecido como Raimundinho.

O encontro foi na manhã desta quinta feira (10/01), na sede da OAB de Ouro Preto, sendo uma forma de aproximação e alinhamento de ações entre a Seção e Subsecão. Na ocasião, foram tratados vários assuntos de interesse do advogado, questões financeiras, de representação da classe e manutenção do prédio próprio. Ao final, Raimundinho entregou um computador novo para auxiliar nos trabalhos da 49ª Subseção encaminhado pela OAB Federal às subseções do Estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *