255147828439789

última hora

Obras de adequação e acessibilidade na Escola Cecília Álvares Duarte

17 de dezembro de 2018 - 08:43 | por Redação
Obras de adequação e acessibilidade na Escola Cecília Álvares Duarte
Santa Bárbara
0

Na tarde da última quinta-feira(13), o prefeito, Leris Braga, inaugurou mais um obra de infraestrutura, beneficiando a Rede Municipal de Ensino. A Escola Cecília Álvares Duarte, em Brumal, foi reformada, recebendo intervenções de adequação e acessibilidade.

A Instituição ganhou reforma da quadra e dos banheiros, agora com acessibilidade; do pátio interno e externo; da rede hidráulica; da rede elétrica das salas e área externa. A obra contemplou, também, a implantação de uma casa de gás e um sistema de reuso de água; substituição das lâmpadas e refletores comuns por novos, de LED; revisão da cobertura; aquisição de playground; pintura geral do prédio, muros e quadra de esportes.

A fim de melhorar a acessibilidade na Escola, foi construída, também, uma rampa e um guarda-corpo. Outro ponto é a compra de novo mobiliário, melhorando ainda mais as condições de trabalho e aprendizado.

Em sua fala, o Prefeito agradeceu a toda a equipe da Escola pelo carinho com a educação e a sala de aula, utilizando-a como meio de transformação. Neste contexto, Leris Braga destacou o trabalho de Veralucia da Silva, que esteve à frente da Instituição até o último mês, mesmo sem exercer o cargo de diretora. Ele enalteceu os 39 anos de dedicação dela, ressaltando a sua gratuidade para contribuir com a instituição e a comunidade.

Assim, Leris reuniu todos os funcionários da Escola Municipal Cecília Álvares Duarte à frente, fazendo uma fala especial para eles. O Prefeito disse que mesmo no dia a dia intenso de trabalho, nós temos a capacidade de refletir as escolhas e fazer um filtro. Deste modo, Leris Braga lembrou que a equipe escolheu se dedicar e empreender seus sonhos junto a educação, logo, merecem um bom ambiente de trabalho, assim como as crianças, para o melhor aprendizado. “A oportunidade de sonhar e buscar os sonhos é um sinal da realização”, pontuou.

O Chefe do Executivo propôs um registro fotográfico como lembrança do momento e das pessoas que estão marcadas na história da Escola Municipal Cecília Álvares Duarte. Leris agradeceu, também, aos alunos e aos pais que se fizeram presentes.

Neste contexto, o vice-prefeito, Alcemir Moreira, fez uma fala interativa com os alunos, perguntando qual intervenção feita na escola eles mais gostaram. Destacando a satisfação em entregar as novas instalações, o Vice-Prefeito encerrou seu pronunciamento, cantando junto com os estudantes, a música Raridade, de Anderson Freire, como forma de homenagear Veralucia da Silva, pelos anos de trabalho dedicados à Escola.

O secretário de Obras e Vias Públicas, Marcos José Felisberto, externou a sua gratidão em participar da equipe que elaborou o projeto da obra. Ele parabenizou, também, aos funcionários da Escola e os alunos, responsáveis por utilizar e dar vida ao novo espaço, salientando que eles são os motivadores de toda essa intervenção realizada pela Prefeitura de Santa Bárbara.

Já o secretário de Educação, Alexandre Geraldo Mota, afirmou que estava realizando um sonho junto com o Prefeito, ao entregar mais uma obra tão importante, no entorno de um conjunto de patrimônios históricos. Ele também agradeceu à equipe da Escola e à Veralucia da Silva pelo tempo de dedicação, não só no campo educacional, mas também pelos trabalhos sociais que desenvolve. Alexandre destacou que a Cecília Álvares Duarte foi a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Município.

Com o sentimento de felicidade e realização, Veralucia Silva, agradeceu, na pessoa do prefeito, Leris Braga, a todos os envolvidos na reforma, destacando o parquinho adquirido e a biblioteca, que agora está mais acessível. “É um sonho realizado”, enfatizou. Ela disse que trabalhar na educação é uma missão e mesmo, agora, aposentada, continua presente e sempre à disposição da Escola Municipal Cecília Álvares Duarte.

A diretora da Escola Estadual Professora Nhanita, Maria do Carmo Dias Pereira, que também utiliza as instalações da Instituição municipal, agradeceu ao Prefeito, ao Vice e ao Secretário de Educação. Ela disse que coabitar um mesmo espaço não é fácil, entretanto, naquele lugar é diferente, pois Estado e Município convivem em um ambiente prazeroso, motivo pelo qual estava agradecida e feliz.

Ao todo, foram investidos R$627.215,48 nas obras de reforma, adequação, acessibilidade, compra de playground e novo mobiliário, que foi adquirido através de Termo de Cooperação com o MEC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE). O valor da mobília equivale a R$ 29.860,00, dentro do total.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *