última hora

Parceria com Parque Estadual do Itacolomi

9 de agosto de 2018 - 08:41 | por Redação
Parceria com Parque Estadual do Itacolomi
Mariana
0

O Parque Estadual do Itacolomi, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), fechou uma parceria com a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico. A partir de agora moradores de Mariana poderão ter acesso gratuito ao parque.

O Parque do Itacolomi possui área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos, sendo que destes, aproximadamente, 73% localiza-se no município de Mariana. A iniciativa faz parte de um termo de cooperação, sem repasse de recurso, entre as prefeituras de Mariana e Ouro Preto com o IEF. Em contrapartida à concessão de isenção da taxa de entrada  a prefeitura irá manter, em sua área, a viabilidade do acesso com a manutenção das estradas, por exemplo.

O termo é válido por um ano, podendo ser prorrogável. Os marianenses interessados em obter a isenção devem procurar a sede do parque, ou enviar email para a administração com cópias da carteira de identidade, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de vacinação, 1 foto 3×4, se tiver filhos menores de 18 anos devem apresentar certidão de nascimento e, para os filhos maiores de idade, devem ser apresentadas as carteiras de identidade, além do preenchimento das fichas. É cobrada uma taxa de R$6 para a confecção da carteirinha.

A isenção vale apenas para o acesso ao parque e não para as atrações e instalações opcionais do local, tais como: centro de visitantes, restaurante, parquinho e quadra de areia, banheiros, vestiários (estas áreas não tem custo), área de camping, alojamentos, casa do pesquisador e casa de hóspedes. A população visitante, não moradora das cidades parceiras, continua tendo que pagar R$ 20 para acesso ao local.

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h.

Os interessados em conhecer o Parque e se cadastrar no programa podem obter outras informações pelo telefone (31) 3551-6193 ou pelo email: peitacolomi@meioambiente.mg.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *