última hora

Parque Ecológico de Itabirito comemora dez anos

6 de julho de 2018 - 02:02 | por Redação
Parque Ecológico de Itabirito comemora dez anos
Ambiente
0

Os dez anos do Parque Ecológico de Itabirito foram comemorados em grande estilo na última sexta-feira, dia 29 de junho. Centenas de itabiritenses participaram da programação de aniversário, que contou com atividades como visita monitorada ao viveiro, exposição de animais empalhados e doação de mudas, além de oficinas ambientais, educativas e artísticas.

Um dos destaques foi a visita monitorada dos alunos do 8º ano – EJA, da Apae Itabirito, ao viveiro. “O que antes era uma visita informal, a partir dessa iniciativa, faz com que eles adquiram conhecimento. Contribui muito”, destacou a professora Simone Gurgel.

O grupo de estudantes teve contato com animais como macaco-prego, tucano e iguana. “A gente fala um pouco de cada espécie e chama a atenção para a importância da conversação”, explicou o biólogo Milton Ribeiro.

Jogos são sucesso entre crianças

O que mais atraiu os olhares das crianças foi a pescaria ecológica. Isaura Rezende, por exemplo, esteve no local com os filhos Alice, de sete anos, e Tomé, de três, que também participaram do jogo da decomposição. “Aprendi que a gente tem que pôr as coisas no lixo certo, não jogar no lixo errado, senão vamos estragar a natureza”, afirmou Alice. “Gostei de brincar com a minha irmã”, completou Tomé.

À tarde, um dos destaques foi a oficina arte com guache, ministrada pelo artista plástico Reinaldo Rodrigues, que contou com a participação de alunos da Escola Estrelinha Azul. “A atividade desperta nas crianças a sensibilidade para conviver com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, é educativa”, exaltou a diretora Aparecida Morais.

Foi o caso de Karoline Silva, de cinco anos. “Estou gostando de pintar com as mãos, com o pincel. Eu aprendi várias coisas novas”, comentou a aluna, que também visitou a exposição de animais empalhados. Empolgação compartilhada com o colega João Lucas Braga, de cinco anos. “Estou gostando muito da pintura”, disse.

 Sentimento de dever cumprido

Na avaliação da coordenadora do Centro de Educação Ambiental – CEA, Fabíola Nonato, a programação cumpriu os objetivos traçados para a comemoração do 10º Aniversário do Parque Ecológico. “Tivemos o público escolar e também a comunidade participando de atividades diversificadas. Neste ano, unimos arte, educação ambiental e conscientização. Foi bastante válido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *