última hora

Participantes do Fórum DCA conhecem serviços de saúde mental

16 de Maio de 2018 - 08:07 | por Redação
Participantes do Fórum DCA conhecem serviços de saúde mental
Itabirito
0

A saúde mental no município de Itabirito foi o tema do Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente (DCA) de maio, realizado na última quarta-feira, 9. Para explicar o funcionamento dos serviços especializados na cidade, as coordenadoras técnicas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto e Infantil, Milena Martins e Laisa Lima, participaram do encontro.

Na oportunidade, os participantes puderam conhecer o histórico da saúde mental em Itabirito, o funcionamento das unidades, as formas de acolhimento e os fluxos do serviço. “É importante as pessoas entenderem que é necessário proporcionar protagonismo para os usuários, mesmo que seja uma criança ou adolescente”, explicou Laisa. Ela salientou também que os tratamentos estão sendo realizados em parcerias com outros órgãos, como o Ateliê de Artes Integradas e Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cmaee).

Para a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, os encontros do fórum tem sido importantes para toda a rede do Sistema de Garantia de Direitos. “A cada fórum, temos evoluído. Antes, era difícil aproximar os diferentes setores. Hoje, conseguimos trabalhar de forma mais integrada, o que potencializa os resultados”, afirmou.

O próximo encontro será realizado no dia 6 de junho, as 8h30, no Cepep.

Combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente

Na sexta-feira, 18 de maio, é dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente. Para conscientizar a população sobre o assunto, serão realizadas atividades nas escolas, nas oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e em Ribeirão do Eixo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *