255147828439789

última hora

Planos Diretor e de Mobilidade Urbana são apresentados em Audiência Pública

18 de junho de 2019 - 14:49 | por Redação
Planos Diretor e de Mobilidade Urbana são apresentados em Audiência Pública
Mariana
0

A realização de uma audiência Pública marcou o início do processo de revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade de Mariana.

Ela foi realizada na noite dessa segunda-feira (17) no SESI, com participação de pouco público, mas com presença de representantes do poder público, legislativo, sociedade civil e, também, da ERG Engenharia LTDA,  responsável pela construção do plano no município.

O prefeito Duarte Júnior reforçou a importância do Plano Diretor e de Mobilidade na orientação do processo de desenvolvimento e expansão dos espaços para que a cidade cresça de forma organizada.

Ele deixou claro que sem a participação da população nas audiências e nas discussões dos problemas e das soluções, a elaboração do plano pode ficar prejudicada: “É imprescindível a participação dos marianenses em cada etapa desse processo. Ninguém melhor que eles para elencar o que precisamos para fazer de Mariana uma cidade melhor”, disse o prefeito, que ainda destacou que não esperava ter a oportunidade de ainda neste mandato, elaborar o novo plano diretor, que considera ser um legado em construção, depois do período difícil vivido pela cidade, administração e servidores

Segundo ele, os tempos mudaram e há condições de novos investimentos de cerca de 10 milhões, em serviços de iluminação subterrânea, readequação da Praça Gomes Freire, doação de uniformes escolares em 2020, além de reaquecimento da fábrica de laticínio local.

Passos iniciais

Durante a audiência, o representante da ERG engenharia destacou o compromisso com a transparência e democráticos na orientação do plano, confirmando que todos os distritos discutirão seus espaços. A empresa foi contratada pela Fundação Renova para atualizar o plano diretor, que desde 2004 não sofre nenhuma alteração e existe de forma ineficaz.

Algumas sugestões foram apresentadas, como o incentivo à participação de representantes do curso de engenharia da UFOP, no processo.

A cidade tem seu plano diretor, realizado em 2004, mas ainda não possui um Código de Obras, o que mostra seu atraso no tema.

Um dos objetivos a ser conquistado com a atualização do plano diretor é fazer um up-grade  em todo o sistema de legislação municipal com revisão e formulação de códigos e novas leis.

Na cerimônia no Sesi compareceram apenas os vereadores Juliano Duarte e Cristiano Vila-Boas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *