255147828439789

última hora

Prefeitura de Ouro Preto constrói novo canil

10 de abril de 2019 - 20:46 | por Redação
Prefeitura de Ouro Preto constrói novo canil
Saúde
0

A nova Unidade de Vigilância e Bem Estar Animal (UVZ) municipal já está quase finalizada! A instalação está sendo construída na Rua Rio de Pedras, ao lado da antena do Morro São Sebastião, e atenderá aos animais que ficam nas ruas da cidade. Esta será a primeira Unidade própria de Ouro Preto, visto que o canil antigo era em um imóvel alugado pela Prefeitura. Com a nova UVZ, as castrações e ações como prevenção de doenças e controle populacional poderão ser intensificadas.

A nova UVZ é um espaço mais adaptado para receber os animais resgatados, além de ser o primeiro com espaço pós-operatório para castração.  Serão 10 baias individuais, uma baia coletiva para até 30 cães, essa para os que já vivem no atual canil, 6 baias coletivas para até 7 cães e 5 gatos. A Unidade antiga deixará de funcionar após a adaptação ao novo local.

A obra visa a ampliação do atendimento aos animais sem tutor e o aumento do número de castrações para o controle populacional da espécie na cidade. A Unidade começou a ser construída no início de fevereiro e a previsão para o término da obra é até o final do mês de maio.

Recolhimento dos animais

O resgate dos animais que vão para a Unidade é realizado de acordo com a disponibilidade de vaga e urgência. Os principais critérios são: animais em sofrimento, animais doentes, animais agressivos, animais em cio e animais com doenças zoonóticas. Na contenção, são usadas ferramentas como: rede, cambão nos casos mais difíceis, guias, caixa de transporte e, às vezes, sedativo para conter o animal agressivo. Chegando à UVZ, esses animais são avaliados e tratados pela médica veterinária da Unidade.

Os animais recolhidos passam por uma triagem de zoonoses, posteriormente, estando sadios, serão castrados, microchipados, vermifugados e colocados para adoção. Não sendo adotados, conforme o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP), o Município deve implementar a política de cão R.E.D – Recolhido, esterilizado e devolvido, ou é feita a política de cão comunitário, ou seja, o animal retorna para o local em que foi resgatado.

Site para adoção

Em breve também será lançado um site da Unidade com várias funcionalidades, como banco de dados para o cadastro dos cães e gatos do Município, cães e gatos para adoção, cadastro de lares temporários, cadastro para castrações, solicitações de resgates, dentre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *