255147828439789

SAAE e Vale iniciam conversas sobre desassoreamento de dique para melhorar sistema de distribuição de água

17 de junho de 2019 - 16:58 | por Redação
SAAE  e Vale iniciam conversas sobre desassoreamento de dique para melhorar sistema de distribuição de água
Mariana
0

A qualidade da água que é distribuída aos moradores da região dos bairros Colina, Nossa Senhora Aparecida, Vila Aparecida, Estrela do Sul e parte do Barro Preto, sempre é questionada nos períodos chuvosos, quando o líquido chega às residências com a turbidez alterada. Essa alteração é ocasionada pelos materiais que transbordam do dique localizado na Mina Del Rey e que chegam até a captação do Cristal, responsável pelo fornecimento de água para estes locais. 

Tentando uma solução para esse grave problema, o Diretor do SAAE, Amarildo Júnior e o Chefe do Departamento de Meio Ambiente da autarquia, Rômulo Reis, se reuniram com representantes da Vale na semana passada, quando trataram da questão.

A Vale foi acionada e atendeu  pedidos da autarquia para realizar o desassoreamento do dique. Ela informou que está à disposição para manter ações em conjunto com o município para manter a qualidade da água que abastece a população. 

Além dos problemas da turbidez no período chuvoso, o problema do abastecimento é constante, acentuando-se gravemente no período seco. Como em qualquer cidade brasileira, a perca no sistema de distribuição da água em Mariana beira os 40% de desperdício.

Aviso de manutenção

Nesta terça-feira (18) e também na quarta-feira (1(9), o SAAE Mariana fará a troca de um equipamento na ETA Sul. Desse modo, a oferta de água disponibilizada será menor que o normal. Sendo assim, os locais abastecidos por esta ETA terão o fornecimento de água comprometido.

Locais afetados:

Centro
Bairro São Gonçalo
Bairro Santo Antônio
Bairro Vila do Carmo
Bairro São Pedro e
Rua Iolanda Guimarães (Passagem de Mariana). Nesta localidade, os moradores sofrem com o problema do desabastecimento há vários dias.

Foto: Construtora Conen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *