última hora

Tem Noites Circenses no Dia do Palhaço em Mariana

30 de novembro de 2018 - 13:35 | por Redação
Tem Noites Circenses no Dia do Palhaço em Mariana
Arte
0

Em homenagem ao Dia do Palhaço (10 de dezembro), o Circovolante anuncia a sexta e última edição do ano do projeto “Noites Circenses”, em Mariana, no dia 8 de dezembro. A praça Gomes Freires (Jardim) recebe, das 18h às 21h, artistas locais para espetáculos gratuitos.

A programação se inicia com a participação do Coral Infanto-juvenil Monsenhor Rafael Coelho. Na sequência, os palhaços Xinxin e Juaneto, do Circovolante, sobem ao palco e convidam Liz Monteiro e seus bambolês, o palhaço Vinagre, a Cia. Circunstância e o Quinteto Volante. Paralelamente à programação, os moradores do distrito de Cláudio Manoel montam barraquinhas com vendas de artesanato e quitutes. Também haverá barracas com artesanatos regionais.

Em seis edições, o projeto comemora a marca de 10 mil pessoas assistindo aos espetáculos, com apresentações de mais de 40 artistas, grupos e companhias ao longo de 2018. “Com o ‘Noites Circenses’, procuramos investir na cultura local, tendo os elementos lúdicos do circo como principal destaque, e ressignificar áreas do espaço públicos distantes do centro histórico, como o bairro Cabanas e a praça dos Ferroviários, incentivando a ocupação e o trânsito da população”, diz o artista circense e palhaço Xisto Siman, um dos idealizadores do Noites Circenses.

Para fazer os espetáculos, o Circovolante convidou artistas da região, como os palhaços Vinagre, Furreca e Jojoba, o mágico Silas, os cantores Clerisson Araujo e Erika Curtiss e os grupos 6 no Samba, Djalô e Entre no Ritmo. Quem também marcou presença foi o Circo Irmãos Simões e o grupo folclórico Arraial do Milho Verde, ambos sediados em Belo Horizonte.

O evento também valorizou o artesanato e a gastronomia de distritos de Mariana, a exemplo do artesanato e comidinhas de Passagem de Mariana e Padre Viegas, como galinhada e cuscuz. Além disso, o Noites Circenses deu espaço para feiras solidárias, com a participação de entidades como a ONG Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais e a Comunidade da Figueira.

Com apoio da Prefeitura de Mariana, o projeto Noites Circenses é um projeto em parceria com a Fundação Renova, instituição criada para conduzir as ações de reparação e compensação dos impactos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

Foto:  Palhaço Vinagre/LinconZarbietti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *