255147828439789

Termo de Colaboração para reforma da igreja de Passagem está assinado

19 de agosto de 2019 - 18:56 | por Redação
Termo de Colaboração para reforma da igreja de Passagem está assinado
Mariana
0

Foi assinado durante a festa de Nossa Senhora Da Glória, padroeira do distrito de Passagem de Mariana, termo de colaboração entre o município e arquidiocese de Mariana para a reforma da igreja Nossa Senhora da Glória. Serão investidos R$400 mil em obras civis, elétrica, cantaria, prevenção e combate a incêndio.

O prefeito Duarte Junior disse que o ato é “mais uma prova do quanto a administração se preocupa com a integridade do seu patrimônio histórico e cultural”  e lembrou de investimentos de quase R$ 21 milhões em restauros de diversas igrejas na sede e em distritos”, afirmou.

A igreja necessita de reparos urgentes nos telhados, torre, e no interior, além de pintura, nova rede elétrica e outros. No início do ano, um raio foi atraído pelo para raios instalado e causou danos na cruz superior da igreja, além de ferir um dos colaboradores.

A previsão é de que as obras se iniciem no próximo mês e seja concluída em até um ano.

O Santuário

A Matriz Nossa Senhora da Glória é uma construção do século XVIII, tombada pelo IPHAN há mais de 80 anos. A fachada apresenta divisão em três corpos, separados por pilastras de cantaria. Internamente, os altares e retábulos apresentam rica ornamentação em talha dourada. Os laterais junto ao arco-cruzeiro são em arquivoltas, com pilastras, colunas torsas e nicho intercalado coberto com pequeno dossel, com todos os elementos profusamente esculpidos. O forro da nave, em abóbada de berço, apresenta pintura decorativa em painéis. O arco-cruzeiro é todo em pedra, encontrando-se sobre o mesmo uma grande tarja barroca.

Foto: Mundo e Eliene Santos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *